quinta-feira, 18 de setembro de 2014

6 DICAS DE COMO LIDERAR EQUIPE


Trabalho em uma empresa multinacional no ramo varejo

E há dois meses atrás me apareceu uma dificuldade talvez pra alguns não, mais para mim que tenho que ver o melhor para a empresa, o melhor pra mim e o melhor para o funcionário. Pois o bom líder ele é uma ligação entre garantir os interesses da empresa e os interesses dos funcionários tendo assim uma equipe engajada e motivada.
Tenho no meu setor oito funcionários e três das minhas funcionárias fazem aniversário de empresa no mesmo mês me procuraram e me sugeriu que eu colocasse as férias das três no mesmo mês ou duas em um mês e a outra no mês seguinte. Como líder que sou eu ouvi suas sugestões e utilizei a palavra vou analisar (mesmo sabendo que não seria  possível). Então pensei tenho oito menos três fico com cinco, tenho oito menos dois ficam seis. Então vi que se eu fizesse da forma que elas queriam eu iria sobrecarregar os demais funcionários. Então tomei a minha decisão a decisão mais acertada em colocar para tirar férias uma em cada mês, pois quem tem oito tira apenas uma fica com sete, então surgiram às perguntas: quem o meu chefe vai colocar primeiro?
Será que vai ser fulana?
Será que vai ser cicrana?
Se for fulana é porque é preferência.
Se for cicrana é porque é chumbeta.
Confesso que até pensei em colocar primeiro àquela que mais merecesse aquela que mais se destacasse aquela mais dedicada, pois eu sou o chefe do setor e tenho o ‘’poder’’ de decisão. Mas como ficaria depois, pois mostrei que eu era o chefe e que quem mandava era ‘eu’ minhas funcionárias ficariam falando a mesma coisa que eu tomei a decisão por preferência ou chumbetagem.,
Então fiz diferente chamei as três para uma reunião e disse vou fazer um sorteio então elas arregalaram os olhos e uma delas me disse eu não tenho sorte eu vou ficar por ultimo. Então coloquei três nomes em uma bolsa com os meses janeiro, fevereiro e março e disse quem vai pegar primeiro? A semsorte levantou a mão e disse eu e colocou a mão na bolsa e pegou logo o primeiro mês e as demais consecutivamente.
O resultado foi muito bom e descontraído pois todas ficaram satisfeitas.
Um mês depois foi desligada uma funcionária ficando apenas com sete, então percebi que minha decisão foi a mais acertada pois eu não sobrecarreguei minhas funcionárias.


1 saber ouvir
2 usar palavras como: vou verificar,vou analisar, vou ver se é possível
3 mostrar as dificuldades
4 mostrar interesse em  ajudar
5 não decidir pela emoção
6 se colocar no lugar do outro

Nenhum comentário:

Postar um comentário